Gado de Corte – Cerca elétrica na divisão de pastagens, qual segredo?

Ola amigos!!

Vamos falar sobre cerca elétrica para gado de corte. Quando a gente fala sobre gado de corte, por exemplo Nelore, não lhe vem na mente aqueles videos que circulam a internet deste tipo de animal, estourando cerca, pulando, dando muito trabalho para conter? O bichinho difícil de segurar este, não é?

Mas, é possível sim, deixar de ter dor de cabeça na contenção do gado de corte, se você tiver um bom projeto de construção da sua cerca elétrica rural. Para que a sua cerca seja eficaz, precisa ter cuidado com 5 pontos essenciais:

  1. Voltagem que esta passando na cerca.
  2. Tipo do condutor e acessórios de qualidade
  3. Aparelho com transformador
  4. Construção bem feita da cerca
  5. Manutenção periódica

De forma resumida e pratica podemos definir estes cinco pontos como:

1- Para que seja possível conter este tipo de animal no pasto, a voltagem na cerca deve ser no minimo de 4.000 a 5.000 volts, com no minimo 3 fios. Você consegue saber esta informação com um voltímetro analógico ou digital. Como este: Voltimetro Isolar.

2- O tipo de condutor faz toda diferença, se for arame liso deve ser de alta galvanização e se for fio eletroplástico, dê preferencia para os modelos trançados que são muito mais resistentes e tem maior força pra conduzir o choque. Como este: Fio Premium

3- Aparelho forte, potente, resistente tem que ser com transformador,  porque este tipo de equipamento  consegue enviar a voltagem com muito mais força para a cerca, fazendo com que o choque percorra todo o perímetro, inclusive queimando capim que estejam encostando na cerca. Por exemplo : Eletrificador ISO12.000

4- Construção bem feita: de preferencia chame por um profissional cerqueiro que tenha experiencia nesta área, pois, por mais que pareça simples a construção de uma cerca elétrica existem técnicas que devem ser seguidas, passos que não podem ser pulados, para que se consiga a voltagem desejada.
Se não tiver um profissional na sua região ou se preferir fazer você mesmo, faça o seu projeto da cerca, defina as distancia entre as lascas, defina onde será feito as emendas e ladroes, adquira o kit completo de instalação, com todos os produtos necessários (aparelho+isoladores+cabo subterrâneo+condutor+hastes de aterramento+para raio+chave interruptora+placa de advertência), instale para raios, subdivida os setores, faça as testagens, enfim, siga todo os passos essenciais para que sua cerca fique bem instalada e você não terá dor de cabeça. Pois, cerca elétrica funciona e muito bem, só precisa ser bem construída!
Para mais informações entre na pagina de Suporte da Isolar: Suporte, que tem muitas dicas uteis para construir uma cerca elétrica que funciona. Ou se preferir, também pode se aprofundar mais e fazer o Curso complete de Cerqueiro, clique aqui e conheça, com 23 vídeo aulas explicando passo a passo de forma detalhada.

5- Manutenção: Uma cerca elétrica que funciona requer manutenção periódica para: cortar o capim que fica encostando, galhos que tenham caído,  isoladores que precisam se trocados, enfim, fazer um check up geral, para evitar fuga de choque e desgaste no aparelho, tendo assim uma cerca em pleno funcionamento por muito mais tempo. A falta de manutenção pode gerar grandes prejuízos, vale a pena prevenir.

Dando atenção a estes tópicos abordados aqui, você será capaz de conter gado de corte, dentro do piquete de forma tranquila e eficaz. Aproveite os beneficios da cerca elétrica, ela é uma aliada essencial na divisão de pastagens! Aumente seus lucros, diminua seus custos, e tenha tranquilidade sabendo que o animal está onde você o deixou!

Para mais informações visualize na prática tudo que estamos falando, assista nossos videos, de projetos que já realizamos e que comprovam que conter gado de corte é possível!!

Inscreva-se no Canal Isolar TV e fique e receba em primeira mão novos videos.

Assessoria e consultoria Isolar, fale conosco: Whatsapp

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *