Bebedouro de baixo CUSTO

O canal Isolar TV tem como objetivo levar o conhecimento ao homem do campo e nosso foco principal é divisão de pastagens para pastejo intensivo, pensando nisso estamos sempre buscando parcerias com profissionais que possam trazer conteúdo de relevância e qualidade que ajudem o Produtor Rural a diminuir seus custos, aumentar sua lucratividade e facilitar o dia a dia no campo.

No video do dia 11/11/2018 o nosso consultor Rholyston Cordeiro e o Prof. André do IFMA Maracanã, ensinam a construir um bebedouro para utilizar nos piquetes. Uma opção simples, barata e com grande beneficio. Assista no link abaixo e confira esta grande dica ao produtor rural.

ASSISTA AQUI

Mais sobre o assunto a importância da água para os animais:

Segundo, Ricardo Dias Signoretti, em um artigo a Scot Consultoria (link da origem abaixo)

“…a baixa ingestão de água aumenta os valores de hematócritos e a concentração de uréia no sangue, reduz a taxa respiratória e a contratibilidade ruminal, reduz a produção de leite, etc…”

Porém, a baixa ingestão de água aumenta os valores de hematócritos e a concentração de uréia no sangue, reduz a taxa respiratória e a contratibilidade ruminal, reduz a produção de leite e o peso corporal dos animais, além de influenciar no comportamento dos animais ao redor do bebedouro.

Deste modo, os produtores e nutricionistas devem estar atentos para o dimensionamento e manejo correto dos bebedouros nas instalações e em pastagens.

Por exemplo, em sistemas de produção de leite a pasto, o cálculo do tamanho do bebedouro é realizado conforme o tamanho do lote e segue a relação de perímetro/animal.

Para lotes de até 50 animais pode-se utilizar a proporção de 1:10, ou seja, 10 centímetros por animal e lembrar que a vazão tem que ser suficiente para manter o volume de água no bebedouro para atender esta situação.

Atualmente, com a iniciativa de pagamento por qualidade pelas indústrias e laticínios é de suma importância estimular e orientar os produtores a realizar análises periódicas da água captada, proteger nascentes e promover o controle de sustentabilidade por meio de medições frequentes da quantidade de água fornecida e utilizada na produção de leite.

Promover a captação de forma adequada, vedar as caixas d’água, bem como higienizá-las periodicamente, são medidas fundamentais que o produtor de leite deve realizar para manter e assegurar a produção de leite de boa qualidade.

“Para lotes de até 50 animais pode-se utilizar a proporção de 1:10 (10cm por animal) e lembrar que a vazão tem que ser suficiente para manter o volume de água no bebedouro para atender esta situação…”

Diante do exposto, negligenciar a quantidade e qualidade da água da propriedade pode gerar prejuízos econômicos e sanitários no rebanho, assim como de saúde pública e de meio ambiente. << Notícia Anterior

Parte da matéria da Scot Consultoria, veja ela completa em: https://www.scotconsultoria.com.br/noticias/artigos/22079/a-importancia-da-agua-no-manejo-alimentar-de-vacas-leiteiras.htm

 

 

 

 

Deixar uma resposta